sábado, 22 de dezembro de 2012

#TheDayTheWorldDidNotEnd



Pois é, alarme falso de novo. Que o próximo engraçadinho que decidir acabar de novo com o mundo planeje isso para um dia far far away from today! Porque vamos combinar: coisinha chata essa de fim do mundo!

Fico me perguntando se os belgas estavam esperando o apocalipse assim como nós, brazucas. Fiquei bem chocada na verdade na semana em que estava no Brasil de ver todos os programas de TV (entenda-se Globo) falando do fim do mundo. Fazendo piadas ou não, era o que eu mais via (Ok, com tantas celebrações de formatura não parei muito em casa pra acompanhar a programação – mas assisti à propaganda de final de ano!).

Mas eu quase acreditei que ia acabar mesmo – ou torci pra isso, depois que tudo estava dando errado ontem: Acco fechada, ninguém no Departamento de Engenharia Química quando eu precisava, nem convites disponíveis para o Tour do Town Hall (dá licença, quero ser turista na minha própria cidade!). E a ‘belgaiada’ toda sumiu da cidade: todo mundo de volta pra suas cidades pra passar o fim do ano. #inveja

#belgianfacts: Ao invés de lhe desejarem Feliz Natal, eles lhe desejam sorte nos exames.

Sério mesmo??? Fiquei chocada quando comecei a reparar nisso. Até o prof de esgrima desejou sorte nos exames no meu último dia de aula. Pergunto-me se essa é a maneira belga de desejar um Feliz Ano Novo. Pessoal neurado esse. Já passam todas as aulas anotando até a hora em que o professor espirrou e se bobear vão passar a véspera de Natal estudando. Nessas horas é que bate saudade da UFMG! Não é que a gente não leve as coisas a sério. Não. A gente só sabe a medida certa!

Já que falei de Natal (tenho a impressão de que esse post não segue nenhuma linha de raciocínio lógica), me deixa contar como está Leuven em clima natalino. Linda, eu diria! Melhor só se tivesse neve. Mas, infelizmente, não há previsão de nevar por aqui. Pelo contrário: a temperatura desde que cheguei só tem aumentado – amanhã mesmo tem previsão de 14 graus! #verãonaBélgica. Segundo me disse o coleguinha Jan, na minha aula de italiano, neve é um evento que a gente só vê de 10 em 10 anos aqui. #temquetersorte

Na falta de neve, me contento com a decoração da cidade para o Natal. Luzes, claro! E ainda tem feira de Natal, uma tradição aqui em Leuven desde 1987, que me lembra as quermesses no Brasil: um bando da barraquinhas, músicas, comida e quentão!! Haha! Vinho quente, com ou sem gengibre. #QuaseFestaJunina #SóQueNão

E as barraquinhas têm de tudo: roupas, luvas, cachecóis, sapatos, chapéus, brinquedos artesanais (o Gui quer comprar uma espada de madeira), objetos de decoração natalina (eu quero comprar todos), coisas estranhas, comida e cerveja, claro! E um monte de belgas andando, tropeçando e empurrando você. #PareceExposição. Mas é bem legal. Esse pessoal só tem que aprender que 22h é madrugada ainda, não é hora de fechar tudo!

Leuvense Kerstmarkt

Oude Markt

Sint Pieterskerk

Stadhuis

Hoje é dia 22... se estivesse no Brasil já teria ido pra Abaeté e estaria andando pelas lojas procurando presentes com a minha mãe ou visitando parentes... Preparando a torta especial de fim de ano e montando a nossa árvore de Natal! Só espero que alguém a monte, pra manter a tradição. #IndiretaDireta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário