domingo, 28 de outubro de 2012

#OlympicGames2016


O meu mais novo projeto aqui: me tornar esportista! A verdade é que eu sempre quis fazer algum esporte, mas nunca tinha tempo. Aproveitando que aqui isso não falta e que a maioria dos esportes é de graça, resolvi acrescentar algumas aulas e atividades extras no meu horário: judô, taekwondo, capoeira, esgrima, spelunking (cavernismo), tênis e vôlei. É quase a mesma quantidade de matérias que eu faço na faculdade! =)

E tudo começou com a esgrima: eu sempre quis fazer e teve uma época que eu até vi que tinha na UFMG, mas era no horário de almoço e por algum motivo (estágio, Mult ou iniciação), eu não podia fazer. Assisti o máximo de duelos que consegui das Olimpíadas de Londres e só aumentou minha vontade de fazer. Afinal de contas, parece tão chique! #bruneteaprova.

Fomos na primeira aula (Geruza, Klayton, Laís e eu) e achamos o máximo – apesar de termos quase morrido só com o aquecimento e já aí ter levado dois tombos. Mas é um esporte elegante e todos os comandos são em francês! Nessa aula só tem nível iniciante, o que é ótimo, mas um dos profs insiste em pegar mais no pé da gente que no do resto!

Coladinha na aula de esgrima temos o Spelunking – vulgo técnicas para exploração em cavernas. Mais uma vez os quatro estão na aula, que por enquanto consiste em técnicas de corda (rapel): saber colocar os equipamentos, subir e descer sozinho, trocar de cordas no meio do caminho, começar a subir e no meio resolver descer... sensacional. No fim eu comento mais sobre o Spelunking... muito ainda por vir!

Bom, mas esses dois são esportes de quarta! Deixe-me voltar para o início da semana: segunda é dia de judô e taekwondo, com Geruza, Klayton e Matheux. Era pra ser dança, mas de última hora vimos que tinha que pagar, então trocamos para o judô, que era no mesmo horário. A única coisa que curti no judô foi o combate no chão (Aprendi a imobilizar alguém!!!). Em pé a coisa não deu muito certo - é muito difícil jogar alguém no chão! E o pior é que tem aquecimento antes e depois – MUITO AQUECIMENTO! Na primeira parte eu não consegui fazer os rolamentos, na segunda eu dei o migué na hora de fazer flexão.

Saindo do judô – na verdade nem precisa sair da sala – já fomos para o Taekwondo. Eu já estava cansada e o prof começa com aquele monte de aquecimento. O legal de ter muita gente é que ele não presta atenção se estamos ou não fazendo os exercícios. Nessa aula o Pedro se juntou à gente e já estava reclamando logo no início. E a gente chutou de frente, chutou de lado, chutou de costas, pulou e chutou... fingiu que chutava com uma perna e chutou com a outra! UFA! E ainda é misturado com a galerinha mais experiente! Haja paciência até a gente aprender (Mas levei dois chutes nas costelas de um faixa branca com ponta amarela).

Terça é dia de karatê capoeira. Era pra ser karatê e estávamos na porta esperando, mas só entrava gente com kimono... e os únicos que estavam com roupa normal eram japas! Desistimos na hora e resolvemos ir pra capoeira. Afinal, tem como a gente ser pior que os belgas na capoeira? Tem! Ah, se tem! Falta coordenação motora! A ginga eu até consigo fazer, mas dar estrela, pular pra um lado, pro outro, jogar a perna... ah não! Mas foi divertido! Tinha convidados do Brasil e eles falavam em português e os belgas não entendiam nada! Companheiros de capoeira: Geruza, Klayton e Laís.

Da quarta eu já falei, então vamos pra quinta. Quinta é dia de Tênis! Não aula, porque é muito caro. Somos autodidatas! Eu, Geruza e Klayton até compramos raquetes. Pra entenderem como eu sou entendida do assunto, comprei uma raquete de criança! Em minha defesa: era leve e muito mais barato! E depois eu fui ler e estava escrito para maiores de 12 anos: nada errado, certo?! As regras do jogo eu conheço, só falta técnica! Mas pelo menos foi divertido. Eu a Geruza perdemos um set para o Klayton por 6 games a zero – se bobear em 5 desses games a gente sequer marcou um ponto!

E chegou a sexta! Dia de vôlei! Novamente, fomos jogar sozinhos, sem instrução, porque afinal de contas é vôlei, né, todo mundo sabe jogar. #soquenão. Geruza, Klayton, Tati, Rodrigo e eu – isso porque tinha mais uns três que iam, mas perderam a hora ou se perderam no caminho. Teria sido melhor se tivéssemos ido jogar vôlei de praia... não pelo número reduzido de jogadores, mas pelo fato de que chegaram vários velhinhos na quadra e ficaram rindo do nosso jogo... E a gente ficou intimidado, então o que dava pra piorar no jogo a gente piorou.

E qual o saldo da semana? Bom, descobri vários músculos que eu não sabia que tinha! Dói tudo, e eu ainda tenho vários hematomas pelo corpo – resultado de tombos e chutes. Mas o melhor ainda não contei...

Eu falei do Spelunking, né? Bom, a galera que faz cavernismo aqui em Leuven tem um clube – o Spekul, que tem cerca de 80 pessoas, segundo me disseram – e todo final de semana (ou quase todos) eles saem pra alguma caverna. Lógico que nós, marinheiros de primeira viagem, nos inscrevemos pra ir a uma caverna nesse domingo. (Fofinhos!!! Nessa o Marcão não passava nem na entrada!)

Temperatura amena de 0ºC antes de entrar na caverna.


Apesar de não termos muita técnica ainda, disseram que era uma caverna fácil. Fui achando que estava indo numa caverna for kids, mas como me enganaram! Sobe, desce, engatinha, levanta, escorrega, se arrasta de barriga pra cima, se arrasta de barriga pra baixo, apoia o pé na parede, apoia o pé do teto, segura aqui, entala ali... e cai, claro! Tinha uma descida muito estreita (e alta) na qual a instrutora falou que eu tinha que ficar ‘gordinha’ pra me apoiar nas paredes e descer devagar. Funcionou bem nos primeiros cinco segundos, até a hora em que tirei o pé que estava preso e caí lá embaixo. Mas caí em pé e com isso descobrir que cair é sempre o meio mais rápido de chegar. #sempreaprendendo

Mas apesar do estado deplorável das minhas roupas, dos mais novos hematomas e das dores que devem aparecer amanhã, foi muuuito legal! Agradecimentos especiais aos companheiros de caverna, Geruza, Laís e Klayton, que superaram aracnofobias, medo de altura (esqueci o nome) e o sedentarismo!

E olha como terminou! Detalhe pra cor da calça da Laís e pra cara de felicidade da Geruza!

E a frase da semana é: Estudar é que é fácil, viu.

2 comentários:

  1. Felicidade que transborda!

    ResponderExcluir
  2. ontem foi demais #geruzaconcorda
    quero ver todo mundo no judo e taekwondo hoje haha

    ps: segundo a grande Wikipedia, medo de altura é acrofobia

    ResponderExcluir