sexta-feira, 26 de outubro de 2012

#TheWinterIsComing

Os leitores de George Martin com certeza sabem o que isso significa. Sim, o inverno está chegando. Eu podia até dizer que o inverno com o qual estou acostumada no Brasil já chegou faz tempo aqui! Mas nem todo esse frio “fora de época” tira o brilho do Outono. Outono de verdade! Folhas amarelas e vermelhas caindo no chão, sobre a grama verdinha! De longe essa já foi classificada como a minha estação do ano favorita. A única coisa chata é que eu saio de casa às 8h pra ir pra aula e ainda está escuro! #QueroHoráriodeInverno. E claro, a chuva, que é presença confirmada todos os dias.


Árvore na frente do prédio da Engenharia Química na semana passada.

A mesma árvore hoje.

Mas já que eu falei em aula, mais do que na hora de tirar a impressão errada de que eu vim pra Europa só pra viajar, né? Afinal de contas, a Dilma está pagando pra eu estudar aqui!

Do meu plano original de disciplinas, tive que mudar a metade. Onde já se viu escolher as matérias antes de saber o horário de cada uma? Estava na cara que ia dar errado. E deu. No fim, fiquei com 8 – mais do que eu pretendia e mais do que eu já fiz em qualquer semestre na UFMG.

Tentei escolher coisas que eu não tinha na minha home university. Na verdade, foi bastante complicado escolher, já que estou no 10º período e não sou das mais chegadas em Engenharia Química (se é que me entendem).

Engenharia Química em dutch. Achei simpático.

Primeiras impressões das aulas:


Water Technology

Eu lembro que uma vez tentei pegar uma matéria como essa na UFMG. Era da civil, mas depois que vi que apenas cinco pessoas estavam matriculadas nela e que conferi o naipe dos slides do cara, desisti. Achei que era esforço demais. Mas a ementa aqui parecia legal. Bom, é tratamento de água! E o professor é um personagem à parte. Professor Bart Van de Bruggen. Tenho medo só do nome dele! Mas assim que vi que era Bart, lembrei logo do Rodrigo: o orientador dele aqui se chama Bart e, por causa do sotaque do Paraná, ele sempre diz Barty. E as pessoas riam dele, coitado! Porque Barty já é intimidade demais, né? Mas voltando ao Barty, ele é a cara do Edward Mãos de Tesoura, e ainda passa toda a aula mexendo mas madeixas (tem um cabelo até o queixo). Cabelo bom, tipo de comercial. Mas ele tem mania de chegar atrasado. MUITO ATRASADO! Teve um dia que fez o cúmulo de mandar um e-mail pra gente na noite anterior e dizer que a gente podia dormir 15 minutos a mais. Obviamente eu não vi esse e-mail, cheguei no horário e ele demorou 40 minutos pra chegar: além do atraso previsto, rolaram mais alguns minutinhos. Chegou com o cabelo todo bagunçado. O legal é que no final da aula já estava todo ajeitado, de tanto que passou a mão durante a aula.

É a única matéria na qual eu tenho um trabalho pra fazer, em dupla! #VamosLáKlayton. O ruim é que ele marcou a apresentação pra semana que eu ia voltar pro Brasil, pra minha formatura... #meferrei.


Waste Water Treatment Technology

De alguma forma isso me lembra o Marcão... #nostalgia. Bom, pelo menos me lembro de um calhamaço que ele deu pra gente no Teco sobre o assunto. (E tinha uma história profunda da Turma da Mônica!)

Comecei perdendo a primeira aula. Não, não foi culpa minha! Eu e todos os alunos de EQ ficamos meia hora na sala esperando, mas nada do prof aparecer. Na aula de Water Technology, o Barty chegou pra gente e perguntou: ”Quem aqui faz aula de Waste Water?” (Sim, ele também é professor dessa matéria). Metade da turma levantou a mão. “Tem algum motivo pra vocês não terem aparecido na aula ontem?” #ouch. Minha vontade era responder: “Oi? Eu estava lá, você que não apareceu”. Felizmente um coleguinha belga fez isso, mas de um jeito mais sutil. Aparentemente o sistema nos enganou e nos mandou pra sala errada. Só os alunos da bioscience chegaram lá. Ok, mas o Barty não dá essa aula sozinho. Na verdade, até hoje só tive aula com a Smeds: Mulher séria e me lembra a Sprout, do Harry Potter, só que mais alta e magra. A matéria tem muita biologia e os slides são azul cobalto com letra amarela: ou seja, minha atenção foi pro espaço.


Air Pollution and Control

Quase achando que eu estou fazendo ambiental aqui... Anyway... essa é a matéria do Tom (eu não posso chamá-lo assim, mas também não sei qual o sobrenome dele), pessoa super simpática que logo no primeiro dia já perguntou de onde eu e o Klayton éramos e quando dissemos “Brasil” ele perguntou se era do Ciência sem Fronteiras. Fiquei com medo de perguntar como ele conhecia o programa! Mas ele já terminou a parte dele da matéria – uma mistura de Controle Ambiental com a Piu-Piu e OPA com a Kátia! Ah, Kátia! Saudade!

Foco! O Tom é um professor bacana e como essa era a primeira vez que ele dava a matéria, estava sempre perguntando se o ritmo estava bom, se estávamos entendendo... e sempre vinha a Hermione e detonava o cara dizendo que eles já tinham visto alguma coisa que ele estava ensinando. Menina chata. Implicância a primeira vista! 

Bom, na despedida dele, nessa semana, pediu pra gente escrever um feedback e fez questão de frisar que tinha que ser em inglês pra que a única pessoa que só falava inglês não fosse identificada: vulgo eu!. E quem substitui o Tom? Lá vem o Barty, Barty aqui, Barty acolá! #perseguição


Advanced Separation Processes

Foi uma das últimas que eu coloquei na minha grade. Um doce pra quem advinhar quem é o professor!!! Barty, mais uma vez! Hahaha! Até hoje só tive aula com ele em duas dessas quatro matérias. Fico imaginando a cara que ele vai fazer quando vir que o Klayton e eu estamos em quatro disciplinas dele! Vai até cansar da nossa cara! 

E o melhor dessa matéria (ou será pior?): a única coisa que eu vou ver é membranas! Hahaha. Processos de Separação por Membranas – o retorno! #KátiaSucesso! E ele consegue falar de membranas em todas as aulas dele. Não é pra menos. Fui fuçar o currículo dele e já escreveu trocentos artigos sobre o assunto. Achei até um capítulo de um livro escrito por ele (salvo engano falava de pervaporação). Mas vamos lá. Contando que eu aprendi com a Kátia, essa é a minha chance de tirar uma nota boa aqui.


The Chemical Industry and the Sustainable Development

O prof é um velhinho simpático que no primeiro dia já conversou comigo, perguntou de onde eu era e no final da aula foi me contar que já foi no Brasil, em BH... Acho que não está acostumado a dar aulas em inglês, porque toda hora pergunta para os belgas como fala alguma coisa em inglês. Vai ver é por essa dificuldade que ele chegou pra mim no final da última aula e me perguntou se eu estava conseguindo acompanhar. Claro! Principalmente quando ele começa a contar casos e a filosofar (coisas do tipo: poor people get happier with money. More than rich people). É do tipo que solta umas pérolas na aula, que eu sempre anoto: “Nobody is poor in Belgian”, “I prefer to eat bread than put alcohol in my car” ou ainda “Plastics are usually not good for the health of the bird”. Não tem como não rir! É esse tipo de coisa que geralmente me mantém acordada!


Management challenges in the Chemical Industry

Só fui ter uma aula disso depois de quase um mês. Mas é a matéria que menos fala de Engenharia! #uhu. O prof é um baixinho que me lembra um pouco o raposão, mas só na postura, porque esse parece simpático. E passou a meia hora inicial da aula contando da vida dele, que começou a trabalhar na BASF, na planta de ácido nítrico, aí foi transferido pra área de fertilizantes e chegava fedendo em casa todo dia; foi pra Exxon, depois trocou por uma empresa pequena, familiar, mas não gostou e saiu logo que acabou os seis meses que tinha que ficar lá; voltou pra BASF porque pediram pra ele voltar, já que não tinham contratado ninguém desde que ele saiu (#modesto); mudou pra uma outra empresa pequena... e a partir daí eu parei de prestar atenção. Só sei que parece uma aula de economia e agora ele sabe que eu sou brasileira e tenho certeza que vai me chamar no quadro pra fazer um exercício e eu não vou saber.

Ao chegar na segunda aula, surpresa! Cheguei atrasada, de fininho, e tinha um outro cara apresentando uns gráficos. A Elise, que já estava lá, me contou que ele também é professor da matéria e me ferrei com ele logo no primeiro dia: o representante de turma (tem isso aqui!), muito atencioso, foi passar o material pra gente acompanhar os slides e nisso chamou a atenção de metade da turma e inclusive do professor, que então foi dar um sermão pra cima de mim e do Klayton, porque a gente chega atrasado e perturba a aula. Mas a culpa foi do outro menino! No final, acho que fez as pazes com a gente: perguntou de onde éramos e ainda respondemos a uma pergunta dele (quais países compunham o chamado BRIC) #sucesso. É outro que adora contar um caso – e nunca lembra como chegou nele!


Introduction to Safety Engineering

Parece até legal, mas aguentar 4 horas seguidas num auditório com cadeiras bem desconfortáveis é difícil! E o prof ainda é gago. Mas eu tenho simpatia pela cara dele. De verdade. Dá até pena de não prestar atenção na aula dele. Quer dizer, eu até presto: uns minutinhos... só não durmo mais na aula porque faço com o Klayton, a Geruza e o Rafael, então dá pra bater papo (só que os belgas olham pra gente com cara feia). Tem sempre uns vídeos tipo videocassetadas do Faustão pra mostrar pra gente. A parte boa é que aparentemente tem sempre um convidado pra dar uma palestra nas duas primeiras horas. 


Philosophy of Technology

Não tinha mais nenhuma matéria suportável na Engenharia Química e nada legal fora dela que eu pudesse pegar (culpa do meu horário). Peguei essa pra aumentar os meus créditos, e ver um lado mais humano da engenharia, afinal isso é tão importante pra nós! Mas já me arrependi amargamente! Bom, pelo menos descobri que não nasci pra ficar divagando sobre as coisas, sem nenhum motivo aparente!


Pra mostrar mais ainda que eu não estou aqui à toa, ainda faço aula de Italiano e aprendo Dutch (aos pouquinhos...). Maar ik spreek geen nederlands.

Viram só? A vida não está fácil... No próximo post eu conto sobre o que eu estou fazendo pra ocupar o resto do horário: Projeto Olimpíadas 2016!

Ciao!


PS: para conhecer o Bart, clique aqui! https://www.kuleuven.be/wieiswie/en/person/00007540

Nenhum comentário:

Postar um comentário