sexta-feira, 19 de julho de 2013

Azerbaijão #LastDay

Nothing much to say on our last day...

No fim, fomos reduzidos a apenas um ônibus. E nem tão cheio. Essa foi a quantidade de pessoas que restou para os últimos eventos programadas: de manhã, visitas a uma mesquita, uma igreja e uma sinagoga.

Mesquita
Alahala.

Rodei pra tirar essa foto... e ficou torta. Ou a mesquita é torta, vai saber.



Nos arredores...

Esse eu encontrei no caminho. Estava à venda!

Igreja. Acho que todo mundo sabe como é.


Gosto de vitrais...

Sinagoga. Essa foi a primeira vez que entrei numa. E, me perdoem os judeus, nada demais.

Séria, né? Créditos a Verônica Deviá.


À tarde, a programação deveria seguir com praia. Mas o dia estava fechado e eles resolveram cancelar e fazer a visita a Gobustan. Dois comentários:

- cancelaram a praia porque não tinha sol, mas ainda assim estava um calor de matar – e o sol eventualmente já tinha aparecido na hora do almoço.
- Decidiram visitar Gobustan à tarde sendo que essa visita foi retirada da programação num outro dia porque saímos tarde do hotel (umas 11h) e pra ir pro meio do deserto tinha que ser de manhã.

No fim das contas, na programação oficial ficou Gobustan e na extra-oficial (brasileiros em onda de protestos, sabem como é...) teve praia, já que o Kamram se disponibilizou a levar a brasileirada e os gringos mais brasileiros para a praia. Como eu já não tinha dormido por causa do jogo do Galo, não tinha esperanças de dormir antes de viajar no dia seguinte às 6h da manhã e tinha um único dia pra conhecer Istanbul, resolvi ficar no hotel e dormir. Mas é claro que não consegui dormir...

Anyway, nossa despedida de Baku e de todas as delegações se deu em grande estilo, na noite intercultural (ok, nem tão grande estilo assim). Mas a comida tava boa e a entrada me deu a impressão de que no último dia eu teria a melhor refeição de toda a viagem. #fail Mas simplesmente porque eu não estava à mesa na hora do prato principal. Aliás, ninguém estava. Tava todo mundo tirando foto no espelho pra botar no facebook. #true

Era até engraçado: era só juntar um grupinho pra tirar foto que vinha mais um monte querendo aparecer e mais um monte de fotógrafos! Quase os paparazzi no tapete vermelho do Oscar. #quase

No fim da noite, cada delegação fez uma apresentação, com o que achava que representava o seu país. Americanos cantaram uma música, lituanas brincaram de roda e cantaram alguma coisa, croatas passaram um vídeo (fiquei decepcionada, estavam todos vestidos com aquela camisa deles toalha-de-mesa, achei que vinha muita coisa...), marroquinos dançaram, egípcios a caráter dançaram e fizeram todos dançar ao som de Habibi (loop infinito da música), Sul-africanos dançaram uma coisa estranha... e o Brasil? Mostrou o jeitinho brasileiro e improvisou um samba, ao som de 20 vozes cantando Garota de Ipanema. Teve cachaça distribuída também e tudo terminou em funk. No funk de Baku, composto pela Rebeccahhhh.

Delegação brasileira depois da apresentação. Com a nossa americana-carioca. E o Caco. E o Vidigal. E o Kamran.

Um flash com Inês Croácia e Magrão (o homem da mala)


E assim chegou ao fim a viagem. Mas antes de ir embora, hora de jogar o Magrão na parede e conseguir nosso reembolso. Aí sim, com dólares no bolso, #partiuTurquia.

4 comentários:

  1. Olá Gabi! Adorei sua viagem a Baku! Gostaria de trocar email com vc para saber um pouco mais sobre essa cidade! Obrigada, Vanessa (vsaunders@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi! Estava pesquisando sobre o Azerbaijão e achei o seu blog e acabei descobrindo que você fez essa viagem pelo mesmo motivo pelo qual estou pesquisando: o concurso de redação da embaixada do país aqui em Brasília. Achei demais e só me deixou mais curiosa pelo país. Enfim, não sei se você ainda tem acesso ao blog, mas espero que receba a minha mensagem. Beijos, Dora.

    ResponderExcluir
  3. exatamente pelo mesmo motivos dos comentários acima eu também gostaria de trocar emails com você, estou interessado nesse concurso de redação, aguardo um contato, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas, meu e-mail é gabriela.amorim07@gmail.com. Pode mandar que eu respondo com prazer!

      Excluir