domingo, 23 de setembro de 2012

#continuação


Olhando as fotos de Amsterdam lembrei-me de algumas coisas sobre as quais não comentei.

Tati e Pedro comigo no Vondelpark.

 Amsterdam possui muitos parques e um que ficava bem próximo ao meu hostel era o Vondelpark. Gigante! Não é o tipo de atração turística que a gente diz “Ok, já vi. Próximo.”. Não. É preciso tempo para se apreciar o parque como ele merece (Não que eu tenha tido). É parte da cidade, da sua vida, caminho para muitos, recanto para outros. O pouco tempo que passei caminhando pelas suas belas paisagens já me deu uma grande paz. E é legal ver a quantidade de pessoas pelo parque, andando, passando de bike, brincando com cachorros... ou fumando maconha. #nadaéperfeito.

Estátua, pessoas e pombos.


Eu diria que o parque é bem simpático.


O nome Vondelpark é uma homenagem ao chamado Shakespeare holandês: Joost van den Vondel. Na verdade, nem era uma homenagem a ele. O parque era chamado simplesmente de Nieuwe Park (novo parque), até que inauguraram a estátua do autor e as pessoas começaram a se referir ao parque como o “parque de Vondel”. Ah, sim, um pouco de história: o parque foi criado em 1864 como uma propriedade privada, construído no estilo dos parques ingleses, com a ideia de fazer o visitante sentir-se próximo à natureza. Só que, obviamente, os proprietários não tinham condição de arcar com a manutenção do parque, cuja administração foi repassada à municipalidade em 1953 (entenda-se: o parque foi vendido para o município de Amsterdam). Desde então, o parque é aberto ao público, inclusive aos ciclistas, mas é proibida a realização de comícios políticos.


Outro ponto: Há quem chame o Vondelpark de "o parque do sexo". Dizem por aí que um tal vereador holandês propôs que casais pegos fazendo sexo no parque não fossem presos e processados criminalmente, se fosse à noite e longe da área de crianças. Se isso foi pra frente ou não isso eu não sei!

Mas... nem tudo é libertinagem em Amsterdam! Tem muitas igrejas por lá também. Na verdade, a única que eu realmente achei bonita foi a de Saint Nicholas, a maior igreja católica da cidade, construída no século XIX e que combina elementos neo-barrocos e neo-renascentistas (segundo a wikipedia).

Igreja St. Nicholas

 O que mais me impressionou é que, diferentemente de todas as outras igrejas que vi por aqui, essa era totalmente escura no seu interior, o que tornava os vitrais obras de arte ainda mais admiráveis! Não tem tantas esculturas como as outras igrejas, mas essa ausência é muito bem compensada por várias pinturas no seu interior.

(as fotos não são tão boas porque não podemos tirar fotos com flash)

Entrada da igreja.

Belos vitrais...


Mais alguns.

 
Pinturas!

  
Para terminar a viagem, uma visita de 30 minutos a um dos cenários mais belos que eu vi na Holanda: a vila de Zaanse Schans, que fica a apenas 10km de Amsterdam. Sério, a única coisa que me fez querer continuar em Amsterdam. Acordamos muito tarde no sábado (eu não, claro, acordei cedo pra sair, mas como dependia do resto...) e chegamos à cidade quase na hora de irmos embora, já que nosso ônibus pra Bruxelas saía às 14h (by the way, conseguimos pegar o ônibus, chegando na estação com 10 minutos de antecedência).



Esnobando na panorâmica!


O que me prendia a esse pequeno pedaço da Holanda? A paisagem! Uma vila com casas dos séculos XII e XIII, com direito a uns seis moinhos em funcionamento em torno do Rio Zaan – e um cheiro delicioso de chocolate por todos os lados! Realmente uma pena que não pude entrar nos moinhos e acompanhar a produção dos famosos sapatos holandeses ou de queijos! Mas espero ainda voltar lá!

E eu achando que não veria moinhos na Holanda!


Faltou só uma mesinha de dominó ou truco!


Parece uma fazenda... oh lugarzinho tranquilo!

Bom, mas estarei de volta a Amsterdam ainda nessa semana. Mais histórias virão! Enquanto isso, fiquem com algumas das lembranças dessa viagem (E que me levaram um bom dinheiro!!) 


Lembranças de Amsterdam.


2 comentários:

  1. Acho que tô mudando pro tipo 4, inveja tá batendo...

    #queroviajartambém

    ResponderExcluir
  2. To te esperando aqui!!! Vai avisando a Glaura!

    ResponderExcluir