sábado, 15 de setembro de 2012

#MaixxUmaVeixx

(O título do post é em homenagem aos amigoxxx cariocaxxx #praquemnãopercebeu)

A terceira parada em Bruxelas (é, de novo) começou com a visita ao festival de quadrinhos que estava acontecendo lá durante todo o final de semana. Óbvio, fui só no domingo e provavelmente no dia e horário mais chato. Bom, pelo menos peguei uma ponta de estoque de Coca-Cola na lanchonete e paguei só 1 euro! #uhu

Ta até barato!

Sem mais a dizer sobre o que motivou a minha visita lá (pra vocês verem o quanto foi legal), passemos à segunda parte da viagem. Eu não comentei, mas fomos para Bruxelas e encontramos com alguns cariocas que também estão mamando na Dilma (vulgo Ciência sem Fronteiras). Para essa segunda parte só ficaram os cariocas e os mineiros (entenda-se eu e o Rafael). Como podem imaginar, quase não implicamos com o sotaque deles. Me deu até medo de sair de lá falando carioqueixx. (#reginaduartefeelings). Pô, é muito ‘pô’ numa porra de uma frase!

Anyway. Saímos do festival, que estava acontecendo na Praça Royale e decidimos visitar o Parlamento Europeu (Recapitulando: em #BrusselsPartII eu disse que tinha visitado os prédios da Comissão Europeia acreditando ser o Parlamento Europeu). Foi uma boa caminhada, pois obviamente erramos um pouco o caminho. Mas Deus é brasileiro e felizmente inventaram o GPS!

E o lugar realmente vale a pena. Sério, ficaria muito feliz de trabalhar lá (eu e o resto do mundo, né?). Eu podia postar milhões de fotos, mas vou postar só algumas.

O trem é grande viu...

E como é belo!!!

Letreiro luminoso no estilo Times Square. #soquenão

Não entendi o símbolo...

Só mais essa, tirada do outro lado do complexo! À esquerda tem um parque bem xinfrim.

Agora, um pouco de história (pra esquecer por um minuto que eu faço engenharia): O Parlamento Europeu é uma versão evoluída da CECA – Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, criada em 1952. A digivolução aconteceu em 1962, após uma sucessão de tratados que definiram regras e o âmbito da União Europeia, culminando com o Tratado de Lisboa.

O que começou com apenas 9 países (França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica, Reino Unido, Luxemburgo, Irlanda e Dinamarca) na chamada Comunidade Europeia, em meio à Cortina de Ferro que dividia a Europa e o mundo político em dois campos opostos, se tornou hoje uma das alianças mais poderosas do mundo, abrigando praticamente todo o continente europeu: de Malta à Irlanda e de Portugal à Finlândia, com 27 Estados-Membros.

As primeiras eleições diretas para o parlamento aconteceram em 1979 e o mandato é de 5 anos. Os atuais eurodeputados foram eleitos em 2009 e ficam lá até 2014. Esses sim tem um abacaxi pra descascar com toda a crise por que passa a Europa. Como já se diz por aqui, se o trem atrasou é culpa da crise. Apesar disso, os sinais não parecem tão visíveis por onde passei. Pelo contrário – encontram-se reformas por todos os lados. Talvez a coisa só esteja feia mesma pro lado de lá... Portugal, Espanha, Itália... e na Grécia, coitada.

Bom, mas chega de geopolítica! Onde Estávamos?

Café Delirium... O original do Brasil da Bélgica

Ah, pois sim. A noite terminou no Café Delirium. Ainda não sei o que esses bêbados veem de mágico naquele lugar. Mas confesso que é charmoso!